Eu não sei nada sobre Bonsai e apenas sabia seguir as instruções da caixa que ela veio:
- Coloque em algum lugar que pegue sol;
- Coloque água quando o solo estiver seco;
- Adube de tempos em tempos;
Como você deve estar pensando, não acredito que Bonsai seja tão simplificado assim, e não é. A começar pela poda. Como vou podar uma árvore? Essa, eu aprendi vendo Karate Kid (o antigo), onde o Mestre Miagi ensina a podar da seguinte maneira. Primeiro, feche os olhos e retire qualquer pensamento da mente. Agora pense em uma árvore, grande e robusta, com aquela magnitude que tem uma grande árvore. Apenas pense em árvore. Abra os olhos e deixe aquela pequena planta igual ao que imaginou. Mestre Miagi comenta que se a idéia vem de dentro do coração e for sincera, então a idéia está certa e você irá podá-la da maneira correta. Estudando mais a respeito descobri que existem diferentes estilos de fazer a Bonsai crescer, e tudo isso é definido pela forma de poda. Mas, no final, temos a idéia principal de que acabamos moldando a Bonsai conforme realmente somos ou nos sentimos por dentro.
Outro cuidado muito cômico (pelo menos para mim), é que não se pode regá-la com água da torneira. É necessário utilizar água de chuva ou água mineral, pois estão livres de coisas como cloro e cal, usados no tratamento de água. Os adubos ainda são um mistério para mim. Mas, acredito que logo aprenderei essa parte.
Ontem, dei um nome para ele/ela. Uma amiga muito criativa sugeriu um nome e eu aceitei, ele ganhou o nome de Yoda. Gostei bastante do nome, reflete algo verde e pequeno, hehehe.
Achei muito impressionante que conheci essa miniatura de árvore a uma semana e já aprendi muito com ela. Por exemplo, aprendi a ter paciência, a acreditar em si mesmo não importa o que seja o desafio, mesmo algo pequeno pode ter grandes significados e que água da torneira faz mal.
Yoda
Nenhum comentário:
Postar um comentário