Após ler algumas discussões sobre o primeiro tópico desse tema, outros pensamentos, bem como sugestões de temas para comentar pensei em desenrolar aqui, em outro post, uma nova visão do homem-máquina.
Como pudemos observar na parte 1 desse tema, que ao analisar as questões tecnológicas sempre ficamos estupefatos com tamanha evolução até os dias atuais e admirados com as perspectivas futuras. Porém, ainda existem áreas da evolução humana, que aparentam não seguir uma linha retilínea de evolução. Pelo menos não para o bem estar da sociedade e humanidade.
De fato, questões como desigualdade social nunca foram solucionadas (estou incluindo o mundo socialista, mesmo sabendo que isso pode gerar muita discussão), mas talvez não seria necessário. Muitas civilizações antigas e podemos dizer alguns países atuais, permitem que existam pessoas mais e menos afortunadas, mas que possuam um mínimo de qualidade de vida. Mas como pode ser observado em nossa história, existiram épocas e épocas, em que essa questão foi um problema e que essa questão não foi. Mas algo interessante é o fato de que sempre existiu problemas administrativos e gerenciais das grandes massas, onde sempre havia algum fator que deveria ser melhorado. Nesse ponto que questiono a evolução humana nesse quesito. Qual quesito? Basicamente, política e o sistema público de qualquer nação.
Posso estar exigindo demais com minhas palavras, mas como vejo maravilhas nas tecnologias, acredito muito no potencial das pessoas. Portanto, creio que problemas sociais (geralmente vistos nas épocas de eleições apenas) possam ser completamente solucionados. Questões como saúde, emprego, educação,... Mas por que após tanto tempo de história ainda não encontramos a resposta a pelo menos um desses fatores?
Atualmente está claro ver que não há muito compromisso com inovação em política e administração pública. E os últimos grandes pensadores (por que não pesquisadores?) a respeito já morreram e nunca tiveram suas idéias perfeitamente implementadas. Sei que existem grandes pessoas pensando nessas soluções neste exato momento, mas conseguirão elas convencer os principais políticos de uma nação a implementá-las?
A evolução do homem em máquina pode se dar através da tecnologia, mas também podemos dizer no sentido metafórico, quando nos deparamos com existências que não se preocupam com as questões de responsabilidade social e por sua vez não pensam nas pessoas, máquinas.
Talvez estejamos evoluindo para o conceito homem-máquina mais rápido do que pensei a priori...
Quem disse que um homem das exatas escreve ou gosta de escrever? Estou aqui para comprovar que não devemos nos aventurar por caminhos tão obscuros quanto o lado das humanas, tais como filosofia, letras e psicologia... Por isso, apresento... meu blog, sem intenções para escrever cem intenções para escrever...
sexta-feira, 14 de janeiro de 2011
Homem-máquina - Parte 2
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário