Por que as pessoas começam a fazer uma arte marcial?
Bem, acho que existe apenas uma resposta: "Se tornar mais forte". Sim, se tornar mais forte é o objetivo primordial de todos que adentram nesse mundo mágico de conhecimento pessoal, inclusive para aqueles que iniciam devido a filosofia, ou devido a qualidade da saúde ou até mesmo por algum status. Ao iniciar uma arte marcial, independente da motivação inicial, a pessoa passa e ter uma visão, uma meta, de alcançar níveis mais avançados e dominar as técnicas, a filosofia e o próprio corpo (por que não o próprio ser). Isso, para mim, significa a busca por se tornar mais forte.
Porém, esse objetivo essencial deve ser alimentado de forma correta, pois é muito fácil se perder nesse caminho. Muitas vezes acabamos nos entusiasmando com as técnicas e o poder que elas nos trazem, que acabamos focando apenas na destruição, na derrota de nossos oponentes, na força física. Mas, devo lembrar que esse nunca foi e nunca será o foco que a arte deseja te ensinar. Se você tem por objetivo derrotar muitos oponentes, muito mais efetivo seria utilizares alguma arma para isso. O objetivo em adquirir certo poder em se defender se refere em aumentar a confiança pessoal do individuo, para que ele acredite em si mesmo, e aprenda que com suas próprias forças ele pode reagir a alguma situação. Portanto, para ser forte não basta ser fisicamente indestrutível, mas mentalmente também. Deves ser forte principalmente no coração. Enquanto tiveres força para levantar nos momentos de dificuldades, e acreditar em si mesmo, você será verdadeiramente forte.
Um outro fator que considero muito interessante, presente em muitas artes marciais, é a meditação. Para mim, o momento de meditação é a parte principal, onde nos desligamos da rotina, dos problemas, das coisas boas e nos focamos em trabalhar o corpo e alma. Com isso, se feito com seriedade, torna o treino muito mais interessante e permite uma concentração para o auto desenvolvimento muito maior. Além disso, ao meditar e retirar todos os pensamentos da mente, consigo ver/sentir no meu "eu" mais profundo como minha essência se sente no momento. Quando não se leva em consideração as coisas boas e as ruins da vivência diária, é possível observar as coisas mais simples e importantes que nos fazem ou não feliz. E, a partir desse ponto, que a canalização de energia para um treino mais concentrado começa.
Portanto, mesmo que não tenhas interesse em artes marciais, aconselho realizares alguma atividade que trabalhe corpo e alma. Qualquer atividade que traga paz de espírito proverá um mundo melhor. O mundo é feito de pessoas, e as pessoas precisam voltar a pensar nas coisas importantes da vida. E para isso se realizar, só é possível com o corpo e mente verdadeiramente fortes.
Um comentário:
Eu acho que as pessoas fazem artes marciais pra dá porrada em todo mundo! Pra senta o cacete mesmo!
Entretanto, existem pessoas que não entendem esse tipo de coisa. Pra essas pessoas artes marciais são coisas de outro mundo, tipo artesanato marciano, trabalhos manuais dos homenzinhos de Marte e coisas do genêro.
Essas pessoas tem que tomar umas boas artes marcias na fuça! Pra aprenderem a respeitar as artes marciais e marcianas!
É isso ai mermão, tem que fazer essas tais artes ai pra entrar em sintonia com o universo paralelo que habita o nosso mundo do lado de lá.
Postar um comentário